Novas regras - Vistoria
COMUNICADO
Comunicado aos clientes — Nova regra para pagamento e realização da Vistoria de Segurança Veicular
Prezado cliente,
A ECV Paulista Vistorias Automotivas informa que o DETRAN-SP está implantando um novo modelo para a realização das vistorias veiculares no Estado de São Paulo, conforme previsto na Portaria Normativa DETRAN-SP nº 47/2025.
Essa mudança faz parte de um processo de modernização, padronização e maior controle das vistorias, com o objetivo de trazer mais segurança, transparência, rastreabilidade e prevenção a fraudes nos laudos veiculares.
A partir de 1º de agosto de 2026, todos os laudos de Vistoria de Segurança Veicular deverão ser emitidos exclusivamente pelo novo Sistema Estadual de Vistoria. A partir dessa data, o sistema antigo deixará de aceitar novos laudos dessa modalidade.
O que muda para o cliente?
A principal mudança está na forma de pagamento e no fluxo de atendimento.
Como era: o pagamento da vistoria era feito diretamente na empresa vistoriadora.
Como fica: com a nova regra, o pagamento da taxa de vistoria passa a ser feito de forma centralizada, por meio dos canais indicados pelo DETRAN-SP ou rede bancária autorizada, antes da realização da vistoria.
Com isso, o cliente deverá comparecer à ECV com a taxa já paga e com o comprovante ou autorização/token gerado pelo sistema.
Por que essa mudança está sendo feita?
A nova regulamentação busca tornar o processo de vistoria mais seguro e controlado. Entre as principais melhorias estão:
- Pagamento padronizado da taxa de vistoria;
- Maior transparência sobre os valores;
- Emissão do laudo pelo novo Sistema Estadual de Vistoria;
- Registro de fotos, vídeos e dados do veículo com mais rastreabilidade;
- Validação eletrônica das informações;
- Auditoria e controle de qualidade dos laudos;
- Redução de inconsistências, erros e tentativas de fraude.
A Portaria 47/2025 também reforça o uso de tecnologias como georreferenciamento, biometria facial, registro fotográfico, filmagem, leitura automática de dados por OCR e integração eletrônica com os sistemas do DETRAN-SP.
Passo a passo para realizar sua vistoria
- Solicite a taxa de vistoria: antes de vir até a ECV, o cliente deverá acessar o canal indicado pelo DETRAN-SP ou utilizar o sistema bancário autorizado para gerar a taxa referente à vistoria.
- Faça o pagamento: realize o pagamento da taxa pelos meios disponíveis, conforme orientação do sistema. O pagamento deverá estar confirmado antes da realização da vistoria.
- Guarde o comprovante ou token: após o pagamento, guarde o comprovante, guia paga, autorização ou token gerado. Esse documento será necessário para iniciar o atendimento na ECV.
- Compareça à ECV Paulista: traga o veículo até a ECV Paulista Vistorias Automotivas, junto com documento do veículo, documento de identificação do responsável, comprovante ou autorização de pagamento da taxa e demais documentos necessários, conforme o tipo de processo.
- Realização da vistoria: nossa equipe fará a vistoria conforme os novos procedimentos exigidos pelo DETRAN-SP, incluindo registros fotográficos, filmagens, conferência dos itens obrigatórios e validações sistêmicas.
- Emissão e validação do laudo: após a conclusão da vistoria e validação das informações no sistema, o laudo será emitido pelo novo Sistema Estadual de Vistoria, seguindo as normas vigentes do DETRAN-SP.
Atenção importante
A ECV Paulista continuará realizando a vistoria normalmente, com a mesma qualidade e atendimento, mas o processo passa a depender da taxa previamente paga e da autorização gerada no sistema.
Por isso, recomendamos que o cliente entre em contato conosco antes de comparecer, para receber a orientação correta sobre o procedimento e evitar atrasos no atendimento.
ECV Paulista Vistorias Automotivas
Segurança, transparência e confiança para sua vistoria veicular.
(Ref: Portaria 47/2025)